top of page

O que é e como fazer seu manifesto de marca

Um dos maiores ativos de uma marca é a confiança, credibilidade e reputação, consequentemente essa precisa ser uma das principais estratégias iniciais

de marketing: comunicar a fim de gerar o "posicionamento"correto no mercado.


Uma das ações que geram para a equipe interna e para o mercado em geral a percepção correta da essência do negócio é o manifesto de marca.



O que é um manifesto de marca?


O Manifesto da Marca é uma declaração pública de intenções, motivações e visões. Onde se declara publicamente as crenças da marca, suas causas e pontos de vista. Nada mais é que uma declaração da essência de uma organização para atrair mais pessoas para seu universo.


Embora nem toda empresa precise de um manifesto, o Manifesto da Marca é fundamental no posicionamento. A linguagem que forma o manifesto ajuda a orientar, engajar e animar os funcionários à medida que compartilham a marca com o mundo, além de inspirar e conectar os consumidores que interagem com a empresa. O importante é ser transparente, pois é assim que as pessoas criam conexões com a filosofia da sua marca.


Pode até parecer estranho, mas explicar por que você levanta da cama todos os dias de manhã para fazer o que faz é algo muito mais motivador do que uma campanha explicando os recursos do seu produto. Antes de se interessar por um produto ou serviço, o cliente deve se interessar no que sua marca tem a dizer.


Algumas marcas são bem-sucedidas porque se concentram em “por que” fazem o que fazem, em vez de focar “no que vendem”. Ao liderar com um foco emocional, eles conseguem desenvolver relacionamentos mais significativos e duradouros com o público.


Um exemplo que eu gosto muito é o da Caloi, veja o vídeo:



A Caloi criou uma comunidade, um produto que ajuda, que forma, que cria e produz ciclistas! Um vídeo de 5 anos que sempre me fez refletir muito sobre o manifesto de marca.


Outro vídeo que é um manifesto de entrega para o consumidor, é o do Inter, a revolução para um público em guerra com os bancos tradicionais, confira abaixo:





A Unimed também fez um manifesto do seu arquétipo, o do cuidador, lembrando que são mais do um negócio, gostei muito, assista abaixo:





Observe algo incomum sobre este comercial da Samsung


Marca reúne personalidades para discutir como a tecnologia reorganiza o mundo e potencializa talentos. Do encontro, nasce um manifesto: todos podem ser agentes de mudanças. E quanto melhor formos como pessoas, melhor uso faremos da tecnologia.

A empresa aqui cria uma voz coletiva que fala para todo um grupo de pessoas, assim ela se conecta, envolve e se aproxima das pessoas através da sua visão e não necessariamente vendendo explicitamente seus produtos.





Você não precisa fazer um vídeo para ter um manifesto de marca, apenas escrever qual seu propósito, missão, visão e valores e comunicar ao mercado.


Realmente grandes manifestos são agentes de mudança. Seus criadores estão buscando algo melhor e acham que você também deveria. O conceito por trás da Apple, surgiu de um desejo de seu criador Steve Jobs que pensar fora da caixa.






Na prática, seu manifesto de marca precisa ter esses fatores:


Impacto – Esta é a chamada à ação, para você, seus funcionários e seus consumidores. O que você deseja ativar / inspirar / alterar / criar?

Paixão – Este é o principal diferencial do manifesto (comparado com o guia da marca). Agite as emoções e abra-se. Seja vulnerável, seja autêntico. Se há algo sobre a missão ou metas de sua empresa que fazem seu coração disparar, coloque-a aqui.

Essência – O que você acredita? Por que você está saindo da cama todos os dias para fazer isso? O que realmente te leva?

Conexão – Um bom manifesto de marca irá inspirar e criar excitação e conexão, resultando em um fácil evangelismo de marca. Os funcionários venderão entusiasticamente e os consumidores comprarão com entusiasmo.

Faça com que pareça incrível

Transforme-o em um pôster projetado para o escritório, um folheto brilhante ou um belo livro de capa dura. Basta dar um pouco de amor ao design – ele representa o coração do seu negócio, por isso deve ser considerado e receber atenção especial.

Coloque em ação

O manifesto da marca é mais do que um exercício de marca fofa – pode se traduzir em estratégia de marketing rígida em torno de seu serviço ou produto. A emoção e as mensagens podem ser ajustadas para o público-alvo e aplicadas a materiais de marketing que criarão fortes conexões de marca.


Algumas empresas podem achar desnecessário ter um manifesto de marca. Mas para aqueles que tentam se conectar com os consumidores em nível humano, aqueles que enfrentam os desafios do foco, apesar do crescimento, ou aqueles que simplesmente precisam documentar o “porquê” da essência de seus negócios, um manifesto de marca pode ser uma parte bonita de seu kit de ferramentas de identidade de marca.


Bora praticar seu manifesto de marca?




https://www.prosapress.com.br/blog/manifesto-de-marca/


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page